valeriofreitas.com

Tudo Sobre  Mapa do Site  Gravuras  Desenhos  Fotografias  Convidados  Galerias  Exposições  Publicações  Associações  Espaços  Dedicados  Revendedores  Links Essenciais  ANÚNCIOS  Parceiros  CADASTRO  LOGIN  Contato Opiniões  Denúncias

Piero Manzoni


Piero Manzoni (1933 - 1963)

Chamava-se Piero Manzoni, nascido em Soncino em 13 de julho de 1933 e falecido em Milão no dia 06 de fevereiro de 1963. Era um artista italiano famoso por suas criações conceituais. Sua obra mais conhecida é Merda de Artista, dentre outras tantas que chegam a ser vendidas por mais 1 milhão de libras.
 
O artista defecou diretamente em quase 100 latas e identificou com o nome de “Merda de Artista” (Merde d’artista), isto aconteceu em maio de 1961. Esta ficou sendo sua obra mais famosa. Nos anos seguintes ele as distribuiu a várias coleções de arte por todo o mundo e angariou diversos prêmios. Muitas latas explodiram com o tempo, resultado de corrosão e de gases em expansão.As infames latas de Manzoni foram marcadas em Italiano, Inglês, Francês e Alemão, com um texto em inglês lia-se "Merda de Artista, conteúdo líquido, 30gr recém-preservada, produzido e enlatado maio 1961". 
 
A intenção de Manzoni que cada lata assinada e numerada pudesse ser vendida por seu peso em ouro. Podia parecer loucura do artista que era muito ambicioso, apesar de tudo ele acabou rindo por ultimo:uma lata leiloada pela Sotheby's em 23 de maio de 2007 foi vendida por € 124.000 e, em outubro de 2008, a respeitada casa de leilões ofereceu a lata #83, com um preço estimado de £ 50-70,000.

Fonte: Internet

Obs:

Eu, nunca tinha ouvido falar sobre isso, e já a algum tempo eu planejava algo que mostrasse como realmente eu acho que é tratada a arte no Brasil. Falei sobre isso com Nauer Spíndola e ele me disse que já tinha sido feito algo assim e, enviou-me uma reportagem, foi meu primeiro contato com o assunto. Bem, depois de ler eu não desisti, já que não tinha nada a ver especificamente. Então continuei com o projeto. Está aí, quem quiser acesse através dos links e, veja se o resultado é satisfatório ou não. Porém deve lembrar de que se trata do registro gráfico da passagem daquilo que o Piero enlatou.

Valério Freitas

< Anterior     -    Seguinte  >

Todas as imagens desta página são de propriedades do autor. Use sua própria discrição enquanto surfar por nossos links.

Política de privacidade Todos os direitos reservados. Marca e Logomarca são propriedades de www.valeriofreitas.com
 Melhor visualização 1280 x 1024 32 bit - Monitor 17" ou maior.

Copyright © 2009-2012 - Contatos: carlos@valeriofreitas.com
I believe in god